Poluição do ar coloca em risco 90% da população mundial
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que nove entre dez pessoas frequentemente respirem níveis perigosos de ar poluído. Dados apurados pela entidade dão conta de que poluição do ar mata cerca de sete milhões de pessoas por ano no mundo.
A maioria das 30 cidades mais poluídas do mundo está no Sul da Ásia, em especial na Índia, segundo pesquisa do IQ AirVisual e do Greenpeace. Na sequência, vêm cidades como México-DF, Santiago do Chile e São Paulo. Mas as queimadas em florestas também têm efeito devastador para a qualidade do ar que respiramos.
Os maiores danos à saúde são causados por material particulado, ozônio e dióxido de nitrogênio. Essas substâncias podem causar ou piorar a qualidade respiratória e doenças cardiovasculares.
Segundo a OMS, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as principais causas de morte prematura decorrente da poluição atmosférica, seguidos por doenças pulmonares e câncer de pulmão. Crianças, idosos, grávidas, e residentes das proximidades de rodovias e regiões industriais representam a população que corre mais riscos.
Veja os detalhes do relatório da OMS, clicando aqui.